quinta-feira, maio 29

Um Anjo...



“As coisas vulgares que há na vida não deixam saudade, só as lembranças que doem ou fazem sorrir. Há gente, que fica na história da história da gente e outros de quem nem o nome lembramos ouvir. São emoções que dão vida à saudade que trago…”

Esta canção diz muito… a quem conheceu a Nádia, à sua vida e ao destino que lhe estava reservado. Sim, porque situações destas a mim ninguém me tira da cabeça que era um destino que já estava traçado e que, se calhar, nada podíamos fazer para o alterar.
Elisabete, como tu aquando da criação deste Blog, disseste e muito bem que o criaste, entre outros motivos, para que todos aqueles que assim o desejassem e pretendessem, falassem da Nádia, para que ela fosse para sempre lembrada e nunca mais esquecida. Eu achei que era meu dever deixar aqui algo, da minha autoria e diferente.
Na Inauguração do Memorial, da autoria da A3, a certo ponto da Cerimónia eu estava de cabeça baixa a olhar para o Memorial e na minha cabeça os pensamentos fluíam a uma velocidade estonteante. Era como me estivesse a recordar e a reviver alguns momentos a que assisti e que passei com estes 3 jovens malogrados, uma deles era a Nádia (para além do Florindo e da Diana). E depois olhei bem para o Memorial e pensei, “mas o que é este Memorial, deixa cá ver, bem, é um livro aberto… e não um livro fechado, que interessante!” Isto parece uma conclusão muito simples e óbvia, mas será no fundo que o é? É que um livro aberto poderá querer dizer que está à nossa disposição para preenchermos as suas páginas que estão em branco. Cabe-nos a nós completar a história, fazer algo com que ELA se orgulhe ainda mais de nós, porque com toda a certeza estará a ver-nos e a torcer por nós (não só a Nádia com também a Diana e o Victor também o estarão a fazer). Mostrando o quanto importante ela foi nas nossas vidas e o quanto continuamos a gostar dela e a amá-la.
“Mas o livro é preto, escuro?” Sim, foi como ficou o nosso mundo no passado dia 25 de Março, quando à noite um colega meu, o Hugo Dias de Estarreja me deu a notícia. Eu fiquei perplexo e não quis de maneira nenhuma acreditar. Nem eu, nem ninguém! São estes pequenos momentos que mudam as nossas vidas. E a outra parte da Música (Chuva), aquela que diz “Há dias que marcam a alma e a vida da gente e aquele em que tu me deixaste, não posso esquecer…”. Incrível meu Deus, que coincidência espantosa, é exactamente isso que nós sentimos.
Agora queria aproveitar o facto de estar aqui a redigir algumas palavras neste Blog para me dirigir àquelas pessoas que lhe eram mais queridas, mais afectas e que participavam de forma muito activa na vida dela. Gostaria de deixar aqui o meu profundo pesar por esta tragédia que infelizmente aconteceu, ao Paulo, ao Sr. Fernando, à D. Isilda, à Diva e ao Hélio, assim como a toda a restante família da Nádia e aos seus amigos mais próximos sem esquecer ninguém(dedico-lhes este Vídeo). Muita força, coragem e que tentem levar a vida para a frente da melhor maneira, embora isso muitas vezes seja extremamente difícil, mesmo impossível de remediar esta perda. Mas se o puderem fazer com um sorriso nos lábios, melhor… porque era a sorrir que eu a via (à NÁDIA) quase sempre. Era a sorrir que ela levava esta vida, sempre com ânimo e disposta a ajudar sempre que tal era necessário.
A todas estas pessoas deixo aqui a minha disponibilidade para lhes dar apoio e contribuir em tudo o que precisarem. Eu não queria fazê-lo publicamente, preferia só fazê-lo pessoalmente, mas depois de ter cumprido essa primeira etapa, decidi ir mais além, fazer um pouco mais, como tu mesma me disseste Elisabete “Eu queria muito é que participassem no Blog”. Mesmo quando te arranjei as Fotos do Memorial e te disse “Não precisas de colocar o meu nome”, ao que tu me respondeste “Não, eu gosto de dar o nome a quem o tem, se foste tu que me as arranjaste…”. É que o Memorial é feito de rocha, não podemos escrever nele. Mas este Blog não, é suave como era a voz da Nádia e devemos pois aproveitar esta oportunidade que nos é dada, continuando assim o tal livro aberto…
Quanto a ti Elisabete, és a última a quem eu me queria dirigir. Sabes porquê? Porque os últimos são sempre os primeiros…
Queria te deixar aqui um beijinho muito grande, do tamanho do mundo, sim a ti Elisabete, porque eras uma grande amiga da Nádia e ainda continuas a sê-lo (e tens sofrido muito com a sua perda, pois sei que a tinhas como aquela irmã que biologicamente nunca tiveste), apenas a conheceste há uns 10 anos atrás, mas daí para cá tornaram-se inseparáveis, faziam uma dupla…
Sempre juntas, unidas, estavam aí para as curvas, foram muitos momentos que partilhaste com ela, que viveste, em que dividiste muitas emoções, muitos sentimentos, muitos nervos, mas também muitos risos, êxitos e triunfos. Isso em menos de uma década, mas na vida o mais importante não são os anos mas sim os momentos e também a intensidade com que os vivemos.
Mas tu, depois de tudo isto e de uma gigante nuvem negra tapar o teu sol, o que é que tu fizeste? Não guardaste esses momentos para ti, não! Antes pelo contrário, partilhaste-os pondo-os às disposição de todos, tendo a brilhante ideia de criar este Blog. Por tudo isso e muito mais, OBRIGADO ELISABETE, por mais um lindo gesto que tiveste, AROUCA agradece. Obrigado por concederes a todos nós, esta oportunidade.
Por isso, este Vídeo (“UM ANJO”, música original de Robbie Williams mas aqui traduzida e adaptada pelo trio brasileiro KLB) é acima de tudo dedicado a ti (além dos familiares dela). Fala de um ANJO (que seja a NÁDIA), que passará a ser o teu ANJO da Guarda. Agora que ela se mudou para a sua Casa Celestial, anda a voar com as suas asas, muito atenta a olhar por ti e por todos nós. Se já aqui em vida foi um verdadeiro Anjo, imagina lá em cima no Céu.
Olha, ai estou tramado, mais um “testamento”, não me vou alongar mais se não ainda vão pensar que este Blog é meu. Mas não o é, não é meu, nem sequer é teu Elisabete. Sabes porquê? Porque este BLOG é da NÁDIA!

"Texto Enviado por Rui Garrido"

Obrigada, Rui, por estas palavras e por contribuires para este Blog.
Obrigada do fundo do coração...

Elisabete Soares

Nenhum comentário: