sábado, maio 17

Homenagem a Nádia Oliveira



“Há momentos na vida em que a música fala por si, diz o que o coração sente e as palavras não sabem traduzir.”

Foi com estas palavras que a Academia de Música de Santa Maria da Feira quis, no passado Domingo, 11 de Maio, homenagear aquela que foi sua aluna, Nádia Oliveira, através da celebração de uma Eucaristia -Concerto, na Igreja do Mosteiro de Arouca, celebrada pelo Pe.José Augusto Correia de Oliveira, tio da homenageada e musicalmente animada pelo coro e orquestra dessa Escola de Música.

Mas se a Arte esteve ligada à Fé, nessa Celebração, a homenagem, esteve, por sua vez, intimamente ligada à saudade da família, dos colegas e dos muitos amigos que a Nádia por todo o lado deixou.

E esta homenagem da Escola de Música que Nádia Oliveira frequentou, desde os 4 aos 18 anos, foi também para evocar “a aluna, o seu empenho, a sua alegria e dedicação, o seu enorme talento musical, a força de vontade, o respeito, a bondade e o muito mais que a Nádia transportava consigo e nos deixou como referência.”

Associando-se a esta homenagem, o Presidente da Assembleia Municipal, Zeferino Duarte Brandão leu, no final da Celebração, a acta da última reunião deste órgão autárquico, realizada no dia 30 de Abril e na qual foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo trágico desaparecimento desta jovem arouquense que, tal como consta nesse documento entregue à família, “tinha uma postura que a nenhum de nós deixava indiferente, para além de grande aptidão para a música e uma voz maravilhosa, que ao longo da sua curta vida, de modo tão desinteressado, sempre pôs ao serviço das instituições concelhias culturais, de solidariedade e outras.”

Por sua vez, Fernando Correia de Oliveira, pai da homenageada e membro da Associação do Orfeão de Arouca, agradecendo a homenagem conjuntamente prestada à sua filha, informou que o próximo encontro de coros, o XVIIº, a organizar pela Associação, passará a ter a designação de “1º Encontro de Coros Nádia Oliveira”.

Quem é Belo

é belo aos olhos

e basta.

Mas quem é Bom,

é subitamente Belo!

Safo, poetisa da Grécia Antiga


Texto escrito por José Cerca e retirado do Blog http://mirante.aroucaonline.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado, Elisabete Soares pelo teu contributo e parabéns pelo Blog que criaste em memória da nossa amiga Nádia.
Permanecendo na memória de todos nós; continuando viva nas suas melodias e encantadora nas suas fotos e vídeos, esta tua iniciativa é mais uma maneira de a manter viva, perene e actual neste mundo virtual que é a internet.

Anônimo disse...

Não é Fácil


Não é fácil
Não pensar em você
Não é fácil
É estranho
Não te contar meus planos
Não te encontrar

Todo dia de manhã
Enquanto tomo meu café amargo
É, ainda boto fé
De um dia te ter ao meu lado

Na verdade eu preciso aprender
Não é fácil, não é fácil

Onde você anda
Onde está você
Toda vez que saio
Me preparo pra talvez te ver

Na verdade eu preciso esquecer
Não é fácil, não é fácil

Todo dia de manhã
Enquanto tomo meu café amargo
É, ainda boto fé
De um dia te terá ao meu lado

O que eu faço
O que posso fazer?
Não é fácil
Não é fácil

Se você quisesse ia ser tão legal
Acho que eu seria mais feliz
Do que qualquer mortal

Na verdade não consigo esquecer
Não é fácil
É estranho

(Marisa Monte)


Quase dois meses se passaram e ainda não é fácil... Mas o que são dois meses quando podemos desfrutar da docura da sua voz uma vida inteira?...
É muito bom poder vir ao blog e ver e ouvir a Nádia, apesar de toda a saudade que traz...