segunda-feira, maio 26

Inauguração do Memorial aos Estudantes Universitários Falecidos...


“Quando alguém nos faz mal devemos escrever isso na areia para que os ventos do perdão façam desaparecer a frase. Mas quando alguém faz algo de bom por nós, devemos gravar isso em pedra para que nenhum vento o faça desaparecer!”
Autor desconhecido

No passado dia 24 Maio ’08, pelas 15h, no Parque Municipal de Arouca, teve lugar a Cerimónia de Inauguração do Memorial aos Estudantes Universitários Arouquenses já falecidos. Foi uma acção levada a cabo pela A3 – Associação Académica de Arouca e que contou com o apoio da CMA – Câmara Municipal de Arouca e da CA – Caixa de Crédito Agrícola Mútua de Arouca (hoje chamada de Crédito Agrícola).
Usaram da palavra, por esta mesma ordem, o Padre João Pedro Bizarro, o Prof. Joaquim Brandão de Almeida (representante da CA), o Dr. Ângelo Campelo (representante da CMA) e o Luís Carlos “Rita” (Presidente da A3). Todos eles utilizaram palavras elucidativas e propícias ao momento e a esta efeméride que ensombrou estas 3 famílias: a do meu colega Victor Manuel Florindo e das minhas colegas Diana Alexandra Sousa e Nádia Garrido Oliveira.
Compareceram ao acto, as suas respectivas famílias, amigos mais próximos, elementos da A3, Estudantes Universitários, representantes de Instituições, Comunicação Social e claro todos aqueles que não ficaram indiferentes a esta causa e quiseram estar presentes em mais uma honrosa e justa homenagem a estes jovens malogrados.
Durante a Cerimónia, foi abordado por parte dos seus intervenientes, o teor deste acto, a sua essência, o forte desejo em o realizar por todas as partes envolvidas, a homenagem, a reflexão sobre tudo o que se passou e sobre a nossa caminhada ao longo da vida. Houve acima de tudo lugar para a proferição de palavras amigas e impulsionadoras para as famílias visadas, expressando solidariedade, amizade, carinho e acima de tudo coragem nestes momentos de consternação e sofrimento, assim como também houve quem desse os parabéns pela realização deste acto que foi mais uma merecida homenagem. Uma digna e justa homenagem ao Victor, à Diana e à Nádia que nunca serão esquecidos e continuarão a morar, com toda a certeza, nos nossos corações, ou melhor, em todos os corações de quem os acompanharam, nestas suas curtas mas já muito ricas e preenchidas vidas.
Eu, em nome da A3, venho publicamente agradecer mais uma vez a todos aqueles que contribuíram para esta digna homenagem assim como a todas aquelas pessoas que puderam estar presentes (bem como a todos aqueles que não podendo estar presentes, estiveram com o seu pensamento voltado para este acto nobre. Com toda a certeza, oportunidades não faltarão para visitar o Parque em qualquer altura e circunstância, as vezes que assim o entenderem).

Rui Garrido

2 comentários:

su disse...

Mais um grande feito em Arouca...
Eles merecem td isto!!!
Parabens pela iniciativa!

Anônimo disse...

Não existem palavras que possam descrever o quanto é dolorosa esta perda...
Uma Mulher,Amiga,do melhor que pode haver...
Onde Ela estava o seu sorriso contagiava tudo e todos...
A Sua voz magnifica,incansavel...chegava a pedir-lhe que cantarolasse algumas musicas,só para ter o prazer de A ouvir...Era unica!!!
Apesar desta dor,desta saudade,só tenho boas recordações,bons momentos passados na Sua companhia!
NÁDIA...um nome que ficara para sempre na histora da historia da gente...
NÁDIA...um nome que ninguem lembrara esquecer...
NÁDIA...uma Amiga que trago no pensamento e mora no meu coração!!!
Ate sempre Amiga...